terça-feira, 1 de março de 2011

Gatos são mais populares do que cães na China

Em apenas 11 anos, população felina cresceu 44%.



Gatos são mais independentes e não exigem tanto de seus donosGatos são mais independentes e não exigem tanto de seus donos
Crédito: Reprodução / IGN
Conhecidos por não terem uma relação muito amistosa, cães e gatos sempre estão travando batalhas nas telinhas e disputando a atenção de seus donos: quem não se lembra da implicância entre Garfield e Oddie? Contudo, o dono deles, John, gosta dos dois igualmente. Mas parece que em Taiwan, na China, os felinos são mais queridos que os cachorros, de acordo com o jornal local Taipei Times.
De acordo com Fei Chang-yong, professor da Escola Nacional de Taiwan, da Universidade de Medicina Veterinária, os gatos são mais populares entre os lares chineses. Embora a população canina seja maior, desde 1999, o número de cachorros diminuiu 22% de, 1,63 milhão para 1,27 milhão no ano passado. Já o número de gatos, no mesmo período, cresceu 44%, de 195 mil para 281 mil.
Para os especialistas, a independência dos bichanos é o maior atrativo para as pessoas, ainda mais as que gostam de animais e moram nas grandes cidades. “Gatos não tomam muito espaço e não precisam ser levados para passear; eles são perfeitos para quem mora na cidade e é muito ocupado”, disse Fei à publicação. Para o acadêmico, a mesma situação pode ser vista em outras metrópoles como Nova York e Londres.
No estudo, o professor descobriu que embora os gatos tenham superado os cães no quesito popularidade, o numero de gatos abandonados também aumentou. Em 2009, o número de cães vira-latas somou 84 mil, enquanto que de gatos de rua somava-se 122 mil em todo o país. Segundo Fei, na comparação entre cães e gatos, os felinos têm mais chances de sobrevivência nas ruas porque, mesmo sem uma fonte de alimentação estável, eles podem caçar ratos e pássaros. E os filhotes de gatos de rua ainda contam com uma menor taxa de mortalidade do que os cãezinhos.
A sondagem levou os grupos de direitos dos animais a exigir que o governo cumprisse a medida de tornar obrigatório o implante de chip também nos gatos. O conselho de Agricultura alegou que, diferente dos cães de rua, os gatos raramente atacam as pessoas. Atualmente, os governos locais estão autorizados a decidir como lidar com os bichanos abandonados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário