quinta-feira, 4 de novembro de 2010

As 10 Raças mais populares de Gatos


Ter um gato em casa é certamente uma experiência que não quer perder. Tudo que tem de fazer é escolher a raça que melhor se adequa à sua personalidade. Cada raça tem suas próprias características e personalidade distintas.
Procurar informações sobre varias raças pode ser útil, se quiser um gato que se adapte a determinados requisitos ou determinada aparência física. A maior parte das raças são adaptáveis a várias situações de vida diferentes, mas algumas irão exigir mais cuidados.
As características de cada raça podem afectar a forma como eles se comportam, como eles brincam e mesmo se irão exigir mais cuidados. A melhor coisa a fazer é escolher a melhor raça para si.
Aqui estão as 10 raças mais populares do mundo.
Persa
Esta raça de gato de aspecto fofo, com pêlo longo e sedoso, tem um rosto bonito, com o corpo que varia do porte médio a grande (4 – 5 kg), sem evidências de obesidade. O gato persa tem uma boa constituição muscular e está disponível em diversas cores, devido à sua reprodução seletiva.
A manutenção de sua pelagem é um pouco trabalhosa, sobretudo devido à formação de nós que ocorrem em consequência do comprimento do pelo.
O persa exige um ambiente seguro e tranquilo, mas uma vez que se sintam confortáveis, eles serão uma constante fonte de prazer para as pessoas ao seu redor.
Maine Coon
Esta raça americana tem um arco-íris de cores, incluindo quase todas as cores e padrões. O corpo varia de médio a grande, pêlo longo e uma aparência rectangular bem equilibrada e é acompanhado por uma estrutura óssea grande e robusta.
A raça conhecida como “Gigante Gentil” é famosa pela sua inteligência e natureza delicada e pode servir como um animal de estimação ideal. O comportamento do Maine Coon é extremamente dócil, meigo, companheiro, dando-se bem com outros gatos e outros animais de estimação, como o cão. É um gato de fácil adaptação, e essencialmente muito amigável. É carente de cuidados e atenção, necessitando sempre de companhia.
Exótico
A raça é conhecida como “Persa de pêlo curto” e é adequado para pessoas que gostam da aparência e personalidade dos persas, mas não querem ou não têm tempo para os cuidados que um pêlo longo requer. Apesar do pêlo curto, esta raça possui um pêlo macio e muito denso.
A raça está disponível em diversas cores sólidas e bicolores. São animais fáceis de manusear, gostam de se sentar no colo e de muito mimo. Têm uma personalidade gentil e calmo, mas é mais activo do que seu ancestral, o persa. Curioso e brincalhão, é simpático para com outros gatos e cães. Não gosta de ser deixado sozinho e precisa da presença do seu dono. Esta raça tende a mostrar mais afeição e lealdade que a maioria das raças. Raramente mia e a sua natureza calma e estável torna-os gatos ideais para um apartamento.
Siamês
Os gatos siameses são facilmente reconhecidos pelas suas cores. Têm um corpo longo e delgado com cauda em forma de cunha, e o seu tamanho varia entre o porte pequeno a médio. Estes gatos são muito inteligentes, gostam de atenção e não gostam de ser ignorados. Gostam de se envolver e sentir que são parte da família.
Abissínio
É conhecido como gato egípcio, de porte médio e musculatura totalmente desenvolvida. O abissínio é um gato muito inteligente e gosta de se envolver e interagir em todas as actividades do seu dono, desde uma chamada telefónica ou a fazer a sua cama.
Esta é uma das raças mais fiéis. Gosta de conviver mais com idosos do que com as crianças. Preferem sentar-se em lugares mais elevados como no frigorífico ou móveis altos e gostam de se envolver em actividades e brincadeiras com cães. Eles sentem-se facilmente sozinhos por isso é melhor ter um par ao invés de um único gato abissínio.
Ragdoll
É uma raça muito bonita, tem natureza gentil e é amoroso, e tende a seguir o seu dono aonde quer que ele vá. Tem um corpo musculoso, grandes olhos azuis e pelagem bonita, muito macia e sedosa, como o pêlo de coelho.
Encontram-se em vários padrões e cores de pêlo. A sua pelagem requer pouca manutenção e esta é uma raça que está livre de qualquer problema de saúde.
Birman
Este gato tem pontos de cores diferentes que enfatizam o focinho, orelhas, patas, cauda; cores essas que incluem azul, chocolate, lilás, creme, vermelho e muito mais.
Eles são conhecidos pela sua voz suave, de natureza activa e brincalhona e adaptação à vida familiar. Tem pêlo longo, com quatro luvas brancas sobre cada uma das suas patas e podem ser de porte médio a grande. São considerados animais muito delicados e leais ao seu dono.
American Shorthair (Americano de pêlo curto)
É um gato que não precisa de muitos cuidados, tem porte médio a grande com um corpo sólido e musculado, tem um pêlo denso e espesso. Estes gatos são gentis, calmos, brincalhões e sociáveis.
As variedades de cores e padrões deste gato são cores sólidas, sólidos e sombreados de prata, cinzento, tabby e bicolores. Estes gatos são caçadores por natureza. Têm alguma tendência para a obesidade, portanto é preciso ter cuidado com a alimentação.
Oriental
A raça está disponível em mais de 300 variedades de cor e em dois comprimentos diferentes de pêlo. Tem um corpo esguio e elegante, musculado, orelhas grandes, pernas finas e olhos amendoados.
Estes gatos são muito leais, brincalhões, procuram atenção e farão qualquer coisa para agradá-lo e chamar a sua atenção. Em momentos de conforto, aprecia repousar no calor de um colo.
Sphynx (Esfinge)
Os chamados “gatos sem pêlo” são adequados para famílias activas pois eles são muito activos e exigem muita atenção por parte do seu dono. Eles não são exactamente calvos, são cobertos de uma pelagem macia que proporciona calor para o corpo, mas com temperaturas baixas, podem exigir aquecimento extra.
Têm um ar inteligente, expressão amigável, têm um corpo forte, porte médio e têm rabo idêntico ao de um rato. A raça Sphynx é a mais rara e mais incomum das raças de gatos.
Raças de gato
As 10 raças de gato mais populares

Abissínio
Abissínio
American Shorthair
American Shorthair
Birman
Birman
Exótico
Exótico
Persa
Persa
Maine Coon
Maine Coon
Oriental
Oriental
Ragdoll
Ragdoll
Siamês
Siamês
Sphynx
Sphynx
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário