segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Gato doméstico

O gato doméstico (Felis sylvestris catus) é um animal da família dos felídeos, muito popular como animal de estimação, sendo um predador natural de animais como roedores e lagartixas. A sua associação com os humanos teve início há 9.500 anos, com a domesticação de espécimes selvagens oriundos do continente africano[1].


      

O seu mais antigo ancestral conhecido é o Miacis, mamífero que viveu há cerca de 40 milhões de anos, no final do período paleoceno, e possuia o hábito de caminhar sobre os galhos das árvores. A evolução desse animal deu origem ao Dinictis, espécie que já possuia a maior parte das características presentes nos felinos atuais.


A sub-família Felinae, que agrupa os gatos domésticos, surgiu há cerca de 12 milhões de anos, expandindo-se à partir da África até alcançar as terras onde atualmente está o Egito. Inclusive, foram os egípicios o primeiro povo a adotar os gatos como animais de trabalho e estimação.



"Um gato vive um pouco nas poltronas, no cimento ao sol, no telhado sob a lua. Vive também sobre a mesa do escritório, e o salto preciso que ele dá para atingi-la é mais do que impulso para a cultura. É o movimento civilizado de um organismo plenamente ajustado às leis físicas, e que não carece de suplemento de informação. Livros e papéis, beneficiam-se com a sua presteza austera. Mais do que a coruja, o gato é símbolo e guardião da vida intelectual."

Nenhum comentário:

Postar um comentário